Apresentação

Ao longo dos anos, a necessidade por energia vem aumentando e tornando-se mais indispensável para os seres humanos. Dados do Balanço Energético Nacional de 2023 demonstram um aumento de 2,3% na demanda por energia, em particular pela energia elétrica, como pode ser visto na figura abaixo.

  Figura 01: Dados do Balanço Energético Nacional 2023

O aumento da demanda por energia elétrica torna necessária a busca por medidas de eficiência energética. A eficiência energética consiste em otimizar o consumo de energia, isto é, reduzir seu consumo sem deixar de fornecer condições adequadas de iluminação, temperatura, etc.

Figura 02: Exemplificando a eficiência energética

Diante deste cenário, este projeto de extensão tem como objetivo avaliar o potencial de uso de sistemas de monitoramento, automação e controle de iluminação em edificações comerciais de Santa Catarina, integrando iluminação natural e artificial de maneira eficiente.

A iluminação Natural consiste na inserção da luz solar nos ambientes,  enquanto a iluminação artificial  consiste  no uso de  lâmpadas, consumindo energia elétrica e resultando em custos. A estratégia mais eficiente sob o ponto de vista energético  consiste em integrar a luz natural e artificial, sendo que a luz artificial será utilizada nos momentos em que a luz natural não for suficiente. Através dessa estratégia, é possível reduzir o desperdício e manter o conforto visual  do usuário.

Figura 03: Exemplos de iluminação

Assim sendo, esse projeto visa aferir as condições atuais de iluminação em edificações comerciais localizadas no sul de Santa Catarina. A partir dessa análise in situ, serão obtidas informações sobre as condições de eficiência energética de iluminação dos estabelecimentos. Esse diagnóstico também vai permitir verificar o potencial de utilização de sistemas automáticos para controle eficiente e monitoramento da iluminação. As ações desse projeto poderão ter impacto na redução de custos com energia elétrica, o que é de grande importância principalmente para os pequenos comerciantes, além de possibilitar o aumento da sustentabilidade nas edificações comerciais.

Para alcançar o objetivo proposto, as etapas do projeto se dividem em:

  • Mapeamento das edificações
  • Coleta de dados: dimensões e iluminância
  • Análises e diagnósticos a respeito da iluminação natural e artificial
  • Relatórios individuais apresentando potenciais pontos de melhoria, bem como sua viabilidade técnica e econômica

A partir disso, espera-se poder contribuir com a melhoria da qualidade da iluminação nos ambientes, com o desenvolvimento dos sistemas de monitoramento, automação e controle e com a sustentabilidade das edificações comerciais da região.